sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Logotipo e o Nome

De acordo com as regras do Xadrez, após atravessar todo o tabuleiro e chegar na última fileira, o Peão tem o direito de ser promovido a uma peça maior à escolha do jogador. Geralmente a peça escolhida é a Dama.

Sempre achei esta jogada fascinante pelo que ela representa,  a peça mais fraca do jogo pode transformar-se na mais poderosa, porém isto não acontece com frequência, atravessar todo o tabuleiro de xadrez não é uma tarefa das mais simples, ainda mais para o pequeno Peão.

O Peão que chegou a última fileira é um sobrevivente, foi ousado nas jogadas, participou de batalhas, escapou de armadilhas e muito provavelmente foi auxiliado em sua jornada por peças companheiras que podem ter sido capturadas pelo caminho.

Quando me vi na tarefa de criar um logo e um nome para o nosso Clube de Xadrez, imediatamente pensei da jogada de Coroação do Peão como símbolo. O exemplo do Peão ilustra perfeitamente o cotidiano de nós, alunos do IFSul, que também estamos em um jornada repleta de desafios que iniciamos despreparados, mas aos poucos vamos avançando e evoluindo amparados  por nossos colegas, amigos e professores,  rumo a Coroação logo a frente onde nos tornaremos maiores e melhores do que jamais fomos, capazes de mudar o Jogo de nossas vidas.

José Carlos de Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário