Sempre achei esta jogada fascinante pelo que ela representa, a peça mais fraca do jogo pode transformar-se na mais poderosa, porém isto não acontece com frequência, atravessar todo o tabuleiro de xadrez não é uma tarefa das mais simples, ainda mais para o pequeno Peão.
O Peão que chegou a última fileira é um sobrevivente, foi ousado nas jogadas, participou de batalhas, escapou de armadilhas e muito provavelmente foi auxiliado em sua jornada por peças companheiras que podem ter sido capturadas pelo caminho.
Quando me vi na tarefa de criar um logo e um nome para o nosso Clube de Xadrez, imediatamente pensei da jogada de Coroação do Peão como símbolo. O exemplo do Peão ilustra perfeitamente o cotidiano de nós, alunos do IFSul, que também estamos em um jornada repleta de desafios que iniciamos despreparados, mas aos poucos vamos avançando e evoluindo amparados por nossos colegas, amigos e professores, rumo a Coroação logo a frente onde nos tornaremos maiores e melhores do que jamais fomos, capazes de mudar o Jogo de nossas vidas.
José Carlos de Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário